terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Você Cumpre Os 10 Mandamentos?

Sabia que a pena para o descumprimento de alguns deles é a morte?

(Êxodo 20: 1-15)

“Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.


1 - Não terás outros deuses diante de mim.

Pena: Deuteronômio 13: 6-10

“Se teu irmão, filho de tua mãe, ou te filho, tua filha, a mulher que repousa no teu seio, ou o amigo a quem amas como a ti mesmo, tentar seduzir-te, dizendo em segredo: vamos servir outros deuses – deuses desconhecidos de ti e de teus pais, ou deuses das nações próximas ou distantes ou distantes que estão em torno de ti, de uma extremidade da terra a outra –, tu não lhe cederás no que te disser, nem o ouvirás. Teu olho não terá compaixão dele, não o poupará e não ocultarás o seu crime. Tens, ao contrário, o dever de matá-lo: serás o primeiro a levantar a mão para matá-lo, e a levantará em seguida o povo. Tu o apedrejarás até que ele morra, porque tentou desviar-te do Senhor, teu Deus, que te tirou do Egito, da casa da servidão”.

2 - Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.

Pena: Êxodo 32: 15-29

“Moisés desceu da montanha segurando nas mãos as duas tábuas da lei, que estavam escritas dos dois lados, sobre uma e outra face. Eram obras de Deus, e a escritura de Deus. Ouvindo o barulho que o povo fazia com suas aclamações, Josué disse a Moisés: “Há gritos de guerra no acampamento!” – “Não, respondeu Moisés, não são gritos de vitória, nem gritos de derrota: o que eu ouço são cantos”. Aproximando-se do acampamento, viu o bezerro que tinham feito, queimou-o e esmagou-o até reduzi-lo a pó, que lançou na água e a deu de beber aos israelitas.

Moisés disse a Aarão: “Que te fez este povo para que tenhas atraído sobre ele um tão grande pecado?” Aarão respondeu: “Não se irrite o meu senhor. Tu mesmo sabes o quanto este povo é inclinado ao mal. Eles disseram-me: fazem-nos um deus que marche à nossa frente, porque este Moisés, que nos tirou do Egito, não sabemos o que é feito dele. Eu lhes disse: Todos aqueles que têm ouro, despojem-se dele! E me entregaram: joguei-o ao fogo e saiu esse bezerro”.

Moisés viu que o povo estava desenfreado, porque Aarão tinha-lhe soltado as rédeas, expondo-o assim à mofa de seus adversários. Pôs-se de pé à entrada do acampamento e exclamou: “Venham a mim todos aqueles que são pelo Senhor!” Todos os filhos de Levi se ajuntaram em torno dele. Ele disse-lhes: “Eis o que diz o Senhor, o Deus de Israel: cada um de vós meta a espada sobre sua coxa. Passai e repassai através do acampamento, e uma porta à outra, e cada um de vós mate o seu irmão, seu amigo, seu parente!” Os filhos de Levi fizeram o que ordenou Moisés, e cerca de três mil homens morreram naquele dia entre o povo. Moisés disse: “Consagrai-vos desde hoje ao Senhor, porque cada um de vós, ao preço de seu filho e de seu irmão, tendes atraído sobre vós hoje uma bênção”.

3 - Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.

Pena: A frase “não tomar por inocente” deve significar algo.

4 - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.

Pena: Êxodo 31:15 e Números 15: 32-36

“Trabalhar-se-á durante seis dias, mas o sétimo dia será um dia de repousou completo consagrado ao Senhor. Se alguém trabalhar no dia de sábado será punido de morte”.

“Ora, aconteceu que, estando os israelitas no deserto, encontraram um homem ajuntando lenha num dia de sábado. Os que o acharam apanhando lenha, levaram-no a Moisés e a Aarão, diante de toda a assembléia. Eles meteram-no em guarda, pois não estava ainda determinado o que se lhe devia fazer. O Senhor disse a Moisés: “Que esse homem seja punido de morte, e a assembléia o apedreje fora do acampamento”. Levaram-no para fora do acampamento e toda a assembléia o apedrejou, e ele morreu, como o Senhor tinha ordenado a Moisés”.

5 - Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

Pena: Deuteronômio 21: 18-21 e Levítico 20: 9

“Se um homem tiver um filho indócil e rebelde, que não atenda às ordens de seu pai nem de sua mãe, permanecendo insensível às suas correções, seu pai e sua mãe toma-lo-ão e o levarão aos anciãos da cidade à porta da localidade onde habitam, e lhes dirão: este nosso filho é indócil e rebelde; não nos ouve, e vive na embriaguez e na dissolução. Então, todos os homens da cidade o apedrejarão até que ele morra. Assim, tirarás o mal do meio de ti, e todo o Israel, ao sabê-lo, será possuído de temor”.

“Quem amaldiçoar o pai ou a mãe será punido de morte”.

6 - Não matarás.

Pena: Números 35: 20-25

“Se um homem derrubar outro por ódio, ou lhe atirar qualquer coisa premeditadamente, causando-lhe a morte, ou se feri-lo com a mão por inimizade, e ele morrer, o que o feriu será punido de morte, porque é um assassino: o vingador de sangue o matará, logo que o encontrar.

Mas se foi acidentalmente e sem ódio que o derrubou, ou lhe atirou qualquer objeto sem premeditação, ou se, sem ser seu inimigo nem procurar fazer-lhe mal, atingiu-o por descuido, podendo com isso causar-lhe a morte, e de fato ele morrer, então a assembléia julgará entre o homicida e o vingador de sangue de acordo com estas leis. A assembléia livrará o homicida da mão do vingador de sangue e o reconduzirá à cidade de refúgio onde se tinha obrigado”.

7 - Não adulterarás.

Pena: Levítico 20: 10

“Se um homem cometer adultério com uma mulher casada, com a mulher de seu próximo, o homem e a mulher adúltera serão punidos de morte”.

8 - Não furtarás.

Pena: Êxodo 22: 1-4

“Se um homem furtar um boi ou um carneiro, e o matar ou vender, pagará cinco bois pelo boi, e quatro carneiros pelo carneiro. (Se o ladrão, surpreendido de noite em flagrante delito de arrombamento, for ferido de morte, não haverá homicídio). Ele fará a restituição: se não tiver nada, será vendido em compensação do seu roubo. Se o que ele roubou, boi, jumento ou ovelha, estiver ainda vivo em suas mãos, restituirá o dobro”.

9 - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

Pena: Deuteronômio 19: 16-21

“Se se apresentar uma testemunha falsa contra um homem, acusando-o de uma má ação, ambos os contendores comparecerão diante do Senhor, na presença dos sacerdotes e dos juízes que estiverem em exercício naqueles dias. Depois de uma cuidados investigação feita pelos juízes, se se verificar que se trata de um falso testemunho, e que a testemunha fez contra o seu irmão uma falsa deposição, vós o tratareis como premeditara tratar o seu irmão. Assim, tirarás o mal do meio de ti para que os outros, ao sabê-lo, tenham medo, e não ousem mais cometer semelhante falta no meio de ti. Não terás compaixão: vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé.”

10 - Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo”.

Pena: O Inferno?

Imagine agora se esses “mandamentos” fossem aplicados na prática, na nossa sociedade. Filhos apedrejados até a morte por desobediência, a legitimação da vingança pessoal, morte aos adúlteros, pessoas de outras religiões (ou os descrentes) sendo mortas, pessoas trucidadas por esculpirem imagens e ninguém trabalhando no sábado, sob pena de morte.

A morte por apedrejamento é uma das mortes mais desumanas que existem. Queremos isso para a nossa vida? Será que, atualmente, não temos um senso moral melhor que o do Deus da Bíblia? Você teria coragem de cumprir estritamente esses mandamentos e defender tais penalidades?

Você está disposto a matar alguém da sua família que acredita em um Deus diferente?

Você mataria quem faz imagens religiosas esculpidas?

Você está disposto a matar alguém que trabalha no sábado?

Você entregaria seu filho para ser apedrejado até a morte?

Você está disposto a matar os adúlteros?

Você está disposto a aniquilar os mentirosos?

Você está disposto a matar os que testemunham falsamente?

EU NÃO ESTOU!

OBS: Para os que proclamam que essas passagens foram revogadas por Jesus e, portanto, não tem mais validade, favor olhar essas passagens:

“Seca-se a erva e cai a flor, mas a palavra do Senhor permanece eternamente”. (Pedro 1: 24 e Isaías 40: 6)

“A Lei do Senhor é perfeita”. (Salmo 18: 8)

“Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra”

(2 Timóteo 3: 16-17)

“Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus”. (Mateus 5: 17-20)

E por que Jesus, se fosse Deus encarnado, revogaria ou aperfeiçoaria algo que ele mesmo criou? Então... Deus não é perfeito?